Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr
04/07/2012 10:30

Ipea lança a 20° edição do boletim Radar

Artigos abordam aspectos relacionados à produção agropecuária no país e suas perspectivas

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou nesta quarta-feira, 4, em Brasília, a vigésima edição do Boletim Radar - Tecnologia, Produção e Comércio Exterior. A publicação traz cinco artigos que analisam aspectos relacionados à produção agropecuária no país e suas perspectivas.

Sobre o texto Características, sistemas de registros de produtos e concorrência no mercado de agrotóxicos no Brasil, o técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto Gesmar Rosa dos Santos afirmou que há uma relação direta entre os principais cultivos da agricultura, a concentração de registros e o aumento do consumo de agrotóxicos.

O pesquisador ainda listou uma série de dificuldades de sobrevivência de pequenas e médias empresas nacionais, decorrentes da dinâmica do mercado (intensidade de capital, estratégias das empresas líderes, custo de P&D e outros) e também das dificuldades com o sistema de registros.

Rogério Edvaldo Freitas abordou o tema Exportações Agropecuárias: importância relativa e grupos de produtos. De acordo com o técnico, os produtos agropecuários foram responsáveis por 29%, em média, dos valores exportados pelo país entre 1989 e 2011. “Destacaram-se na pauta exportadora as sementes e oleaginosas, resíduos das indústrias alimentares, carnes e miudezas, açúcares e confeitaria, e café e mates.”

O técnico José Eustáquio Ribeiro Filho apresentou seu artigo sobre Brecha Produtiva Internacional e Heterogeneidade Estrutural na Agricultura Brasileira. Eustáquio buscou mostrar os padrões de competitividade externa da agricultura brasileira via a redução da brecha produtiva internacional, assim como identificar o desenvolvimento dual persistente na economia, o que segundo ele, inviabiliza a inclusão produtiva dos segmentos marginalizados do processo de modernização tecnológica. Para ele, é apenas uma parcela do setor produtivo que se apropria dos efeitos da modernização: “Quando se compara o setor agropecuário brasileiro com o americano, por exemplo, verifica-se uma convergência da produtividade total dos fatores (ou redução da brecha produtiva), reduzindo-se as distâncias produtivas entre os dois países”.

Por fim, o técnico Alexandre Gervásio de Sousa falou das "Determinantes da cooperação em atividades P&D das indústrias de alimentos e bebidas". Em seu estudo, ele concluiu que para o desenvolvimento do agronegócio é crucial a criação de um ambiente favorável às cadeias produtivas baseadas em produtos agropecuários. “De forma geral, isto deve ser feito pela formulação e implementação de estratégias para melhorar políticas, estruturas regulatórias, instituições e serviços”, destacou o pesquisador. Acrescentou que é necessária a incorporação da agroindústria nas estratégias de desenvolvimento industrial e esforços para se garantir o acesso de seus produtos a outros mercados.

Leia a íntegra do Boletim Radar nº 20

Veja as apresentações do Radar nº 20

Vídeo - Confira a íntegra da apresentação do Boletim Radar nº 20

 

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea