Twitter
Youtube
facebook
LinkedIn
Slideshare

 

22/09/2012 09:42

Globo - 'A nova classe média continua a prosperar'

Presidente do ipea comemora dez anos seguidos de queda na desigualdade e avanço no saneamento

Por Cássia Almeida, repórter

O Brasil está avançando mais rápido, para deixar de ser um país do século XIX, que ainda não conseguiu ter saneamento básico em todas as casas e população alfabetizada, de acordo com o economista Marcelo Neri, recém-empossado na presidência do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). "Eram indicadores que andavam muito devagar. Mas deram um salto nessa fotografia", afirma. O economista comemora dez anos seguidos de queda da desigualdade e de avanços no mercado de trabalho.

O que chamou mais atenção na Pnad de 2011?

São dez anos de redução da desigualdade. E a alfabetização e o saneamento, ainda marcas de um Brasil do século XIX, deram um salto este ano. Eram indicadores que estavam andando muito devagar. A taxa de analfabetismo caiu bem, e o saneamento avançou. A renda domiciliar per capita mediana (que fica na metade da pirâmide) aumentou 10,4%.

E os jovens de 15 a 17 anos fora da escola?

É um sinal de alerta importante. Surpreendente. Houve uma grande ação e vários saltos na infância. O reajuste do Bolsa Família para até 15 anos foi de 45%, inferior ao que foi dado na faixa de 16 e 17 anos. Numa visão otimista, esses jovens podem estar no ensino técnico, que aumentou e não entra na pesquisa. Talvez tenhamos que calibrar o Bolsa Família.

A desigualdade caiu bem em dois anos...
O crescimento na base é indiano. A nova classe média continua a prosperar, mesmo com a crise europeia no radar, com a melhoria no mercado de trabalho. Os dados são surpreendentes. É um crescimento inclusivo mais forte na base. Ficamos deprimidos com o PIB (cresceu apenas 0,6% no primeiro semestre) e animados com o aumento de renda da Pnad.

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea