Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr
28/05/2013 13:34

Seminário discutiu a inovação no setor de petróleo

Técnicos do Ipea apresentaram resultados de pesquisas sobre o desenvolvimento tecnológico da Petrobras

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) realizou nesta terça-feira, dia 28, o seminário Apresentação dos resultados das pesquisas “Petróleo em águas profundas – Uma história tecnológica da Petrobras na exploração e produção offshore”; e “Impactos tecnológicos da Petrobras com ICTS e firmas no Brasil”. No evento, foram debatidos dois livros, editados pelo Ipea em parceria com a Petrobras.

O presidente do Instituto e ministro interino da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR), Marcelo Neri, abriu o encontro e ressaltou a importância das duas publicações para a elaboração de políticas públicas, principalmente no momento em que se assiste à retomada dos leilões de áreas de exploração de petróleo e gás.

As análises que resultaram no livro Petróleo em águas profundas – Uma história tecnológica da Petrobras na exploração e produção offshore demonstram o papel fundamental representado pelos avanços tecnológicos na produção de petróleo em águas profundas e no pré-sal. A pesquisa foi feita por meio de análises dos instrumentos de gestão tecnológica adotados e das principais inovações implementadas em equipamentos e sistemas submarinos de produção de petróleo.

José Mauro Morais, autor da do livro, destacou a importância do trabalho, não somente pelo aspecto das inovações tecnológicas, mas também por retratar a trajetória histórica do Brasil na produção de petróleo.

Parcerias
No caso da publicação Impactos tecnológicos das parcerias da Petrobras com universidades, centros de pesquisa e firmas brasileiras, a ideia foi identificar e avaliar a influência das parcerias na geração de novos produtos e/ou processos e na formação de redes capazes de impulsionar o conhecimento e inovações na área de petróleo e gás natural.

De acordo com a técnica de Planejamento e Pesquisa Lenita Maria Turchi, uma das coordenadoras da publicação, os estudos constataram que a interação entre Petrobras, Universidades e Institutos de Pesquisas contribuiu para novos contatos com as demais empresas, de maneira que a disseminação dos conhecimentos e a experiência adquiridos fossem utilizados na formação de uma rede no setor de petróleo e gás natural.

A diretora de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação, Regulação e Infraestrutura do Instituto, Fernanda De Negri, lembrou que foram aproximadamente cinco anos de pesquisa para a concretização dos dois projetos. A dirigente do Instituto acredita que as publicações serão uma excelente fonte de dados para estudantes, pesquisadores e outros seguimentos da sociedade, já que não existem materiais diversificados sobre o tema.

Vídeo: assista à integra do seminário

Vídeo: entrevista com Fernanda De Negri, diretora do Ipea

Vídeo: entrevista com Lenita Turchi, técnica do Ipea

Vídeo: entrevista com José Mauro de Morais, pesquisador do Ipea

Leia o livro "Impactos Tecnológicos das Parcerias da PETROBRAS com Universidades, Centros de Pesquisa e Firmas Brasileiras".

Baixe a publicação "Petróleo em águas profundas: Uma história tecnológica da PETROBRAS na exploração e produção offshore".

 

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea