Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr
topo livro_politicas_incent_inov_tecn_brasil

TD 1851 - Os Efeitos da Mídia Sobre o Suicídio: Uma Análise Empírica para os Estados Brasileiros
Paulo R. A. Loureiro, Tito Belchior Moreira e Adolfo Sachsida / Rio de Janeiro, agosto de 2013

Utilizando dados para os 27 estados brasileiros, no período 1980-2009, observa-se que o índice de mídia (Midia) é o terceiro motivador do suicídio, depois de desemprego e violência, para todos os grupos de pessoas. O modelo estimado mostra que o aumento de 1% no Midia eleva a taxa de suicídio de homens jovens (idade entre 15 e 29 anos) em 5,34%. Este resultado parece sugerir uma espécie de efeito contágio nas taxas de suicídio,o que reforça os resultados obtidos por Cutler, Glaeser e Norberg (2001).


Palavras-chave: mídia; contágio; desemprego; dados em painel; suicídio juvenil.
 

Using data for the 27 Brazilian states during the period 1980-2009, we found that the media index in an important determinant of the suicide rates. The econometric results suggest that an increase of 1% in the media index increases the suicide rate for young males (age between 15 and 29 years old) in 5.34%. Suggesting that contagion plays a particularly important role in teen suicide, which reinforces the results obtained by Cutler, Glaeser e Norberg (2001). Furthermore, we found that both unemployment and violence impact positively in the suicide rates.

Keywords: media contagion; unemployment; panel data; youth suicide.


acesseAcesse o documento (566KB)


 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea