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22/04/2014 12:53
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TD 1950 - Evolução do Acesso de Jovens à Educação Superior no Brasil

Paulo Roberto Corbucci / Brasília, abril de 2014

Este texto se propõe a analisar a evolução do acesso à educação superior na coorte de 18 a 24 anos, a qual é considerada adequada à frequência a este nível de ensino. Inicialmente, questiona-se a utilização desta faixa etária como referência para se mensurar o grau de acesso a este nível de ensino no Brasil. Em seguida, são analisados alguns fatores que estabelecem estreita relação com as taxas de frequência à educação superior. No intuito de comparar a situação do Brasil no contexto internacional, é realizada breve comparação com a evolução do acesso à educação superior no México. Por fim, são apresentadas algumas conclusões acerca das variáveis associadas às desigualdades de acesso retratadas ao longo do texto, assim como é apontado um dos principais limitantes para o alcance da meta de taxa de frequência líquida de 33% que consta no projeto de lei do Plano Nacional de Educação, em tramitação no Congresso Nacional.

This study aims to analyze the evolution of access to higher education in the cohort 18- 24 years, which is considered the most adequate for this level of education. Initially, we question the use of this age group as a reference to measure the degree of access to this level of education in Brazil. Then, we analyze some factors that establish close relationship with attendance rates to higher education. In order to compare the situation of Brazil in the international context, a brief comparison is made with the evolution of access to higher education in Mexico. Finally, we present some conclusions about the variables associated with inequalities in access portrayed throughout the text, as well as pointing to one of the main limiting factors for the achievement of the target of net attendance rate of 33% set out in the bill of the National Plan of Education that is under discussion in National Congress.



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