Twitter
Youtube
facebook
LinkedIn
Slideshare

 

04/06/2014 09:40

Sustentabilidade no setor público é tema de seminário

Evento foi realizado na sede do Ipea, em Brasília, de 04 a 06 de junho

Debater como a adoção de práticas sustentáveis e a mudança no consumo do setor público podem impactar a vida das pessoas é o objetivo do seminário que o Ipea promoveu em Brasília. Durante os dias 4 a 6 de junho, pesquisadores, gestores públicos e representantes da sociedade civil colocaram em pauta temas como padrões de produção e consumo, gestão de resíduos e compras públicas sustentáveis. Atividade ligada ao Projeto Esplanada Sustentável, o seminário integra também o calendário de eventos em comemoração aos 50 anos do Instituto (Jubileu de Ouro).

O presidente do Ipea, Sergei Soares, e os diretores Rogério Boueri (Estudos e Políticas Ambientais Urbanas e Regionais/Dirur) e Luiz Cezar Azeredo (Desenvolvimento Institucional/Dides) participaram da mesa de abertura. O primeiro dia do evento contou também com o debate sobre As mudanças nos padrões de produção e consumo no setor público e recebeu gestores do Ministério do Meio Ambiente, Câmara dos Deputados, Senado Federal, Eletrobrás, Superior Tribunal de Justiça e Advocacia-Geral da União.

Já na quinta-feira, 5, o tema debatido foi a gestão de resíduos no setor público. Foram realizadas palestras sobre o Plano Nacional de Resíduos Sólidos e o Plano de Gestão de Logística Sustentável, além de uma mesa-redonda em que representantes do governo federal e da sociedade civil analisaram a responsabilidade socioambiental do setor público na gestão de resíduos. Por fim, nesta sexta-feira, a pauta foi compras públicas sustentáveis, com destaque para uma palestra sobre a compra de produtos agroecológicos no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal.

Mostra de Cinema
Além de mesas e palestras, a programação do seminário incluiu ainda uma Mostra de Cinema Ambiental. Nos dias 4 e 5 de junho, foram exibidos três filmes sobre a temática: Água e cooperação: reflexões para um novo tempo, do diretor João Gabriel Nazareth Amorim; Brasil Orgânico, de Kátia Klock e Lícia Brancher; e Efeito Reciclagem, de Sean Wlash.

Vídeo: Confira as entrevistas de pesquisadores presentes no seminário Setor Público Sustentável

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea