Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr
28/01/2015 16:08

Texto apresenta conceitos clássicos dos sistemas complexos
Intitulada ‘Complexidade: Uma Revisão dos Clássicos’, publicação é produto de projeto voltado à modelagem de sistemas complexos para políticas públicas


Desde o segundo semestre de 2014, o Ipea vem desenvolvendo um projeto de pesquisa voltado à modelagem de sistemas complexos aplicada às políticas públicas. Além de seminários internacionais, com apresentações (em vídeos e slides) disponíveis no portal do Instituto para consulta, a inciativa oferece como um de seus primeiros produtos um texto para discussão recém-publicado, com o título Complexidade: Uma Revisão dos Clássicos.

A proposta do documento é “discutir os conceitos centrais de sistemas complexos”, com base em uma resenha dos autores clássicos “que, em conjunto, contribuíram com os elementos do que seria uma ciência da complexidade”. O texto apresenta ainda uma série de críticas a essas concepções originais, sugerindo que os “argumentos de sistemas complexos não sustentam epistemologicamente a constituição de suposta nova ciência, mas não rejeitam os avanços propostos nos estudos de complexidade”.

Sistemas complexos e políticas públicas
Um sistema complexo pode ser definido como situações nas quais “agentes interagem com o ambiente e entre si, e cujas ações geram estruturas emergentes observáveis, em escalas diferenciadas, a partir de regras, usualmente simples, que permitem a adaptação e a evolução do próprio sistema”.

De acordo com os autores do texto para discussão, simular sistemas do ponto de vista de políticas públicas significa “modelar a ação e a interação entre cidadãos, firmas, instituições, ambiente, possibilitando a criação de ambientes de experimentos computacionais a partir dos quais possam ser retirados elementos de melhoria da política, de forma (relativamente) simples e com baixo custo”.

“Do ponto de vista de um instituto voltado para análise de políticas públicas, cujos fenômenos de estudo são a economia, a sociedade, a cidade e a ecologia, os conceitos descritos neste capítulo parecem bastante relevantes”, defendem.

Confira o Texto para Discussão "Complexidade: Uma Revisão dos Clássicos

Veja as apresentações dos seminários internacionais

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea