Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr
13/02/2015 16:17

Pesquisa de técnico do Ipea é premiada pela SOF

Constantino Cronemberger Mendes foi o agraciado. Já o técnico Márcio Bruno Ribeiro conquistou o terceiro lugar em premiação da Secretaria do Tesouro Nacional


O técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea Constantino Cronemberger Mendes, da Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (Diest), conquistou o primeiro lugar no VII Prêmio SOF de Monografias, realizado pela Secretaria de Orçamento e Finanças do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (SOF). O trabalho Padrões Regionais do Gasto Público Municipal no Brasil discute como a configuração territorial do gasto público se relaciona com a dinâmica socioeconômica em escalas local, estadual, regional e nacional.

Os resultados mostram “que as pequenas cidades apresentam despesas médias comparáveis às capitais e às grandes cidades”. “Esse comportamento sugere deficiências de escala na provisão de bens e serviços públicos naquelas localidades. Esse padrão também revela a dificuldade de compatibilizar a dinâmica socioeconômica local e o aumento da demanda com capacidades governamentais claramente mais limitadas”, afirma a pesquisa.

Outro estudo de técnico do Ipea premiado é Avaliação do Comportamento Fiscal dos Governos Estaduais Brasileiros no Período Posterior à Lei de Responsabilidade Fiscal (2002-2012), de Márcio Bruno Ribeiro, que ficou em terceiro lugar no XIX Prêmio Tesouro Nacional 2014. Márcio, da Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (Dirur), aponta que os efeitos mais significativos da LRF sobre o equilíbrio fiscal dos estados brasileiros ocorreram na fase de transição para o regime de disciplina fiscal imposto pela Lei. Entre os resultados obtidos, está que as receitas tributárias estaduais foram influenciadas positivamente pelo crescimento da participação do setor de serviços no produto, mas não apresentaram uma relação significativa com o crescimento da participação relativa ao setor industrial.

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea