Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr
01/01/2015 00:00
topo livro_politicas_incent_inov_tecn_brasil

DP 0177 - New Export Activities in Brazil: Comparative Advantage, Policy or Self-discovery?

Regis Bonelli and Armando Castelar Pinheiro / Brasília, January 2015

icon pdf Download PDF (1.4 MB)      

The study aims at analyzing the emergence of export discoveries in Brazil following a framework proposed by Hausmann and Rodrik (2003, p. 603-633). Three activities were selected to illustrate the approach applied to Brazil: aircrafts, cell phones and swine meat. These activities not only recorded double-digit growth rates in the value of exports, but also accounted for a substantial share of the rise in Brazilian exports over the last ten years: in 1996 they answered for 1.0% of Brazil’s exports, a proportion that climbed to 7.8% in 2000, before receding to 5.7% in 2005. The three cases we examined in detail tend to confirm the importance of efficiency gains and sunk costs in discovery processes, as well as the good performance of the world economy, as driving forces behind the continued expansion of exports despite the recent appreciation of the real. They also point to the conclusion that both economic policy and comparative advantage played important roles in the emergence of new export activities in Brazil. More specifically, we found that the role of government was very important in aircraft, moderate in mobiles, and nearly nil in swine meat production and exports. Overall, our case studies reinforce the view that market failures are common in activities that go through export discoveries. In the three cases, economies of scale were a crucial determinant of competitiveness and a wellknown brand was an important instrument to overcome information asymmetry and facilitate entry into export markets (less so with swine meat). The three activities also shared the fact that exporters were increasingly concentrated on design, marketing, R&D, and assembling, turning coordination with suppliers a very important element in their strategies. Vertical diffusion was another noteworthy feature of the cases examined.


O estudo tem como objetivo analisar um número selecionado de descobertas de exportação no Brasil a partir de uma abordagem devida a Hausmann e Rodrik (2003, p. 603-633). Para tanto, selecionamos três atividades de exportação: aviões, telefones celulares e carne suína. Essas atividades não apenas registraram taxas elevadíssimas de crescimento do valor exportado na última década, mas também responderam por uma parte substancial do aumento das exportações brasileiras: em 1996 elas representavam 1,0% das exportações do país, proporção que chegou a 7,8% em 2000, antes de recuar para ainda assim respeitáveis 5,7% em 2005. Os três casos analisados tendem a confirmar a importância dos ganhos de eficiência e dos custos afundados nos processos de descoberta, secundados pelos efeitos da reforma do Estado (privatização no caso dos aviões e da telefonia celular) e do bom desempenho da economia internacional nos anos mais recentes, como forças motrizes subjacentes à expansão das exportações, apesar da valorização do real desde 2004. Esses três casos também apontam para a conclusão de que tanto a política econômica e a reforma do Estado como as vantagens comparativas desempenharam papéis de relevo na emergência dessas novas atividades de exportação. Mais especificamente, concluímos que o papel das políticas públicas foi muito importante para a expansão das exportações de aviões e de celulares, mas não para as de carne suína. Os estudos de caso reforçam a idéia de que as falhas de mercado são freqüentes nas atividades que são descobertas de exportação. Nos casos em foco as economias de escala revelaram-se um determinante crucial da competitividade. Em todos eles a construção da marca foi importante para superar assimetrias de informação e facilitar a entrada em mercados de exportação — embora no caso de carne suína esse fator tenha tido menos importância do que nos demais. As três atividades também compartilharam o fato de que os exportadores concentraram-se crescentemente nas questões de design apropriado, promoção de vendas, pesquisa e desenvolvimento, e montagem, fazendo da coordenação com os fornecedores um importantíssimo elemento nas suas estratégias de produção e vendas. Finalmente, a difusão vertical constituiu outro aspecto saliente nos três casos examinados.

acesseDownload

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea