Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr
06/03/2015 13:20

Ipea lança coleção sobre planejamento governamental

Seminário em Brasília reuniu gestores e técnicos do governo federal

Os dois primeiros volumes da coleção Pensamento Estratégico, Planejamento Governamental & Desenvolvimento no Brasil Contemporâneo foram lançados na sede do Ipea, em Brasília, nesta quinta-feira, 05 de março. O seminário reuniu representantes e gestores de órgãos do governo para discutir o planejamento governamental e o PPA 2016-2019.

José Celso Cardoso Júnior, um dos organizadores da coletânea, ressaltou que as publicações são um reflexo da tradição do Instituto em planejamento e, também, uma homenagem aos pesquisadores Ronaldo Garcia e Martha Cassiolato pelas contribuições para a construção e disseminação de conhecimento sobre planejamento governamental e políticas públicas brasileiras. Além disso, Cardoso afirmou que o seminário é “um momento para reflexão que não se destina à simples apresentação de conteúdo e sim à abertura de discussões e aprofundamento nos temas que serão abordados em outros seminários e oficinas de trabalho”.

Para o presidente do Ipea, Sergei Soares, a coleção está sendo lançada em um momento importante do cenário econômico brasileiro: “Isso pelo fato de que, além da necessidade de discussão, estamos aberto a elas”. Já o diretor de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (Diest) do Ipea, Daniel Cerqueira, ressaltou que o planejamento divide-se em três dimensões: “A primeira é de uma estratégia que reflita aonde queremos chegar. A segunda deve determinar políticas públicas que ajudem a chegar a esse lugar e, por fim, a terceira dimensão é a da administração pública, ou seja, como fazer tudo isso acontecer”.

Planejar significa ter uma visão de futuro. É o que explicou o presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Mariano Laplane. Dentro dessa visão de futuro, Laplane apontou a necessidade de olhar o Brasil no contexto global e sugeriu um ponto a ser incluído nas discussões de planejamento estratégico – “qual Brasil nós queremos?”. Nesse contexto, o ex-diretor-geral do Instituto Latino-Americano e do Caribe de Planejamento Econômico e Social (Ilpes), Alfredo Costa-Filho, ressaltou que, para se pensar planejamento, em especial na América Latina, deve-se levar em consideração a segurança nos países, “parte do planejamento deve estar voltado para a defesa”. Ele acrescentou que “o fundamental do planejamento é articular as decisões de curto prazo com longo prazo”.

Transformar o PPA em um plano que o governo se comprometa a cumprir é um avanço, afirmou o secretário de Planejamento e Investimento Estratégico do Ministério do Planejamento, Gilson Bittencourt. Para ele, “esse espaço de dialogar tanto com o Ipea, que tem experiência e estudos sobre o tema, quanto com pessoas que estão em diferentes espaços do governo, e que tratam do assunto, traz visões fundamentais para serem introduzidas no debate”.

Cilair Abreu, diretor de planejamento e gestão do Ministério do Planejamento, explicou que uma das principais funções do planejamento é a melhoria de vida da população. “Um bom planejamento é um passo importante para atingir a meta de ter um país melhor com um desenvolvimento inclusivo para todas as pessoas.”

A importância das pesquisas do Ipea para a formulação de políticas de planejamento brasileiras foi ressaltada por Ronaldo Coutinho Garcia, um dos organizadores da coleção. “Os estudos reforçam a posição do instituto na questão do planejamento e oferece, para o governo e sociedade, subsídios da maior qualidade para reorganizar e atualizar o planejamento”.

Sobre a coleção
A coleção Pensamento Estratégico, Planejamento, Governamental & Desenvolvimento no Brasil Contemporâneo contemplará um total de dez livros e foi desenvolvida por pesquisadores do Ipea, servidores públicos de diversas instituições brasileiras, acadêmicos e pesquisadores nacionais e estrangeiros.

Vídeo: confira as entrevistas sobre as obras lançadas acerca do planejamento governamental

Vídeo: assista ao seminário na íntegra

Leia o livro "Planejamento e Avaliação de Políticas Públicas"

Acesse a publicação "PPA 2012-2015 - Experimentalismo Institucional e Resistência Burocrática"

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea