Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr
15/04/2015 14:51

Publicação analisa atuação governamental em Pernambuco

Livro ‘Capacidades Governativas no Ambiente Federativo Nacional – Pernambuco (2000-2012)’ integra o projeto ‘O que podem os governos estaduais no Brasil?’

Uma nova publicação da série O que podem os governos estaduais no Brasil? Experiências de desenvolvimento comparadas já está disponível no Portal Ipea para download (em PDF ou E-PUB). Primeiro estudo detalhado sobre uma experiência estadual – entre vários que deverão ser publicados ainda em 2015 – o livro Capacidades Governativas no Ambiente Federativo Nacional – Pernambuco (2000-2012) “investiga o processo recente de transformações sociais e econômicas no estado de Pernambuco e sua relação com a possibilidade de construção de capacidades governativas”.

Em 10 capítulos, os pesquisadores Aristides Monteiro Neto, técnico em Planejamento e Pesquisa do Ipea; José Raimundo de Oliveira Vergolino, professor da Faculdade Guararapes (Recife-PE); e Valdeci Monteiro dos Santos, professor de Economia na Universidade Católica de Pernambuco, “tratam a fundo ora de dimensões econômico-fiscais, ora das dimensões sociais e institucionais que marcaram a trajetória das políticas públicas dos governos estaduais em Pernambuco entre 2000 e 2012”.

O esforço de identificação, mapeamento e análise de capacidades e limitações governativas em uma experiência estadual concreta enriquece a compreensão da relação intergovernamental estabelecida entre governo federal e governos estaduais. Neste caso, o estado de Pernambuco mereceu a atenção de exaustivo estudo com foco na compreensão das características definidoras de sua trajetória econômico- político-institucional recente.

Em sentido amplo, o objetivo da publicação é colocar luzes sobre o posicionamento atual de um ator relevante, a esfera estadual de governo, para o sucesso ou o fracasso na implementação de políticas públicas no país.

O Que Podem os Governos Estaduais?
Em desenvolvimento há pelo menos três anos, o projeto de pesquisa O Que Podem os Governos Estaduais no Brasil? Experiências de desenvolvimento comparadas teve seu o primeiro conjunto de estudos lançado em 2014 no livro Governos Estaduais no Federalismo Brasileiro – capacidades e limitações governativas em debate.

Veja o sumário da publicação Capacidades Governativas no Ambiente Federativo Nacional – Pernambuco (2000-2012):

CAPÍTULO 1
Considerações Teórico-Metodológicas

PARTE I –
Dimensão Social do Desenvolvimento
CAPÍTULO 2
Situação Demográfica: características da população

CAPÍTULO 3
Pobreza e Desigualdade

CAPÍTULO 4
Educação: a evolução de indicadores e os esforços da política pública

PARTE II – Dimensão Econômica do Desenvolvimento
CAPÍTULO 5
Estrutura e Dinâmica Evolutiva da Economia: 1990-2012

CAPÍTULO 6
Comércio Exterior: perfil e dinâmica

CAPÍTULO 7
Mercado de Trabalho: características e evolução

PARTE III – Reconstrução de Capacidades Governativas Estaduais nos Marcos do Federalismo Atual
CAPÍTULO 8
Governo Federal: atuação recente

CAPÍTULO 9
Governo Estadual: capacidades fiscais e institucionais

CAPÍTULO 10
Capacidades Governativas: balanço da atuação dos governos federal e estadual

PARTE IV Avanços E Limitações da Atuação Governamental

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea