Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr
topo td

TD 2078 - Identificação dos Principais Compradores de Produtos Agropecuários Brasileiros

Rogério Edivaldo Freitas/ Brasília, abril de 2015


Hoje o Brasil demonstra expertise na produção, no abastecimento interno e na exportação de uma maior variedade de produtos agropecuários e de seus processados. Ao mesmo tempo, inúmeros estudos demonstram a capacidade competitiva do país nestes produtos, além do projetado crescimento da demanda mundial por alimentos em linha com valores previstos de crescimento da população mundial. Destarte, neste texto buscou-se compreender melhor em quais partes do globo se encontram os principais compradores de produtos agropecuários brasileiros, com base em análise de dados para o período 1997-2013. Em termos de regiões geográficas do globo, a União Europeia e a América do Sul apresentam o maior número de países líderes compradores. Em segundo escalão, os países asiáticos; o Oriente Médio e os africanos são também mercados de liderança na aquisição de produtos agropecuários brasileiros, cabendo ao Oriente Médio uma posição relativamente consolidada na demanda por carnes da produção brasileira. Em terceiro plano, não se pode menosprezar a presença detectada dos três representantes da América do Norte: México, Estados Unidos e Canadá. O trabalho também permitiu identificar uma série de mercados intermediários, que eventualmente guardam o potencial para uma revigorada inserção internacional da produção agropecuária local.

Palavras-chave: agropecuária; exportações; Brasil.

Actually, Brazil shows expertise in production, internal supply and exports of an extended variety of agricultural products and their processed products. At the same time, several studies expose Brazil´s competitive capacity in those products, and a projected increase in world demands for foods, aligned to an increasing in world population. So, in this study we tried to find a better understand about the main demander countries
of Brazilian agricultural products. Data from 1997 to 2013 were employed. In terms of geographical regions European Union and South America are relevant when number of main demander countries is observed. At second, Asian countries, Middle East countries and African countries are also leader markets in demand Brazilian agricultural products, and Middle East countries are highlighted by a relatively consolidated position in buying Brazilian meat. At third, North-American countries also deserve mention. The results permitted to identify intermediate markets, which can represent potential for a better international insertion of Brazilian agricultural product.

Keywords: farming and castle raising; exports; Brazil.

 

 

acesseAcesse o sumário executivoacesseAcesse o documento (340 KB) 

 

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea