Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr

Início » Quem é quem » Diest


08/06/2015 13:50

foto-ricardo-ginicolo

Ricardo Ginicolo Bacelette

Pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) desde 2011, onde atualmente trabalha na Diretoria de Relações Econômicas e Políticas Internacionais (Dinte) com temas relacionados a economia, comércio, financiamento internacional e desenvolvimento, com foco em China e Leste da Ásia. Publicou trabalhos na área de integração produtiva, cadeias de valor e acordos comerciais no Leste Asiático, bem como sobre economia política e governança na China. Além disso, foi um dos coordenadores do projeto Desafios da Nação (2016-2018) e do projeto Financiamento ao Desenvolvimento no Brasil (2018), com foco em bancos de desenvolvimento.

Trabalhou também na assessoria do governo federal, na área de políticas de investimentos e comércio exterior, e na área privada, em empresas de consultoria e prestando assessoria a confederações empresariais associativas de comércio e indústria. Graduado em relações internacionais pela Universidade de Brasília (2003), também estudou economia internacional pela UnB (2005); BRICS e governança internacional na Universidade de Fudan, em Shanghai, China (2014) e crescimento econômico inclusivo para países em desenvolvimento no International Poverty Reduction Center (IPRCC), em Pequim, China (2016).

Áreas de estudo:comércio, financiamento e desenvolvimento internacionais; economia política internacional; integração asiática; governança e instituições da China.

Produção relacionada ao Ipea (link para busca)

outros-cv  outros-cv-dessa-diretoria

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea