Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr
topo td

TD 2109 - Análise do Potencial de Crescimento das Exportações Agropecuárias Brasileiras nos Mercados dos Estados Unidos e da Índia

Rogério Edivaldo Freitas/ Brasília, julho de 2015

 

Estados Unidos e Índia representam parceiros comerciais com características que se traduzem em elevada demanda de alimentos ou em mercados promissores para futuros negócios. Diante de tal quadro, o objetivo do estudo foi analisar a relevância e potencial desses mercados para as exportações agropecuárias brasileiras. Os resultados do trabalho basearam-se na identificação de produtos em que Estados Unidos e/ou Índia apresentam-se como mercados líderes ou mercados intermediários na aquisição de produtos agropecuários exportados pelo Brasil ao longo do período 1997-2013. De modo geral, para os Estados Unidos, a maioria dos itens identificados são produtos já processados (gorduras e óleos, produtos das indústrias alimentares e produtos das indústrias químicas). Ainda para o caso norte-americano, em termos dos produtos em que o país é um mercado intermediário, vale destacar o caso das uvas, das preparações alimentícias e conservas de bovinos, e do açúcar de cana em bruto. A Índia, de sua parte, foi identificada num número menor de produtos, tanto na condição de demandante líder como na condição de demandante intermediária. Este resultado em si já sinaliza para o caráter mais potencial do que efetivo (ou presente) do mercado indiano. Destaque particular deve ser dado ao açúcar de cana em bruto, que também fora identificado para os Estados Unidos.

Palavras-chave: agropecuária; exportações; Brasil; Estados Unidos; Índia.

United States and India represent trade partners with strong demand for Brazilian food or interesting potential for future business. Here the objective was to verify the importance and potential in USA and Indian markets for Brazilian agricultural exports. Results based on identifying products in which USA or India were leader or intermediate markets in buying Brazilian agricultural exports during the seventeen last years. In general terms, for USA the major part of identified products are products already processed (animal or vegetable fats and oils, products of food industries, and products of chemical industries). Moreover, in the products in which USA were an intermediate market, grapes, bovine meat preparations, and gross sugar cane deserve attention. At the same time, India demands a smaller number of Brazilian agricultural products. This result shows the more potential profile of this country. Special highlight must be done to gross sugar cane, identified for both countries.

Keywords: farming and castle raising; exports; Brazil, United States of America; India


  

acesseAcesse o sumário executivoacesseAcesse o documento (500 kB) 

 

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea