Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr
19/08/2015 08:17

Estudo analisa gastos das famílias com planos de saúde

O artigo, produzido por pesquisadores do Ipea, foi publicado na revista Ciência & Saúde Coletiva

Famílias de maior renda gastam mais com planos de saúde, mas são também as mais beneficiadas com a renúncia fiscal, ou seja, a dedução desses gastos no imposto de renda.

O artigo Gastos com planos de saúde das famílias brasileiras: estudo descritivo com dados das Pesquisas de orçamentos Familiares 2002-2003 e 2008-2009 foi publicado na revista Ciência & Saúde Coletiva. A publicação é referência na área de saúde.

O trabalho é assinado pelos técnicos de Planejamento e Pesquisa do Ipea, Carlos Octávio Ocké-Reis e Leila Posenato Garcia, e também por Luís Carlos Garcia de Magalhães, Ana Claudia Sant’Anna e Lúcia Rolim Santana de Freitas.

Os pesquisadores demonstram como tais despesas passaram a responder por uma parcela importante dos gastos privados com saúde no Brasil e como isso impacta negativamente o Sistema Único de Saúde (SUS).

Foram utilizados dados das Pesquisas de Orçamentos Familiares (POF) de 2002-2003 e de 2008-2009. O gasto médio com planos de saúde é maior à medida que aumenta a renda das famílias. Entre as famílias com maior renda, os planos de saúde foram a principal componente do gasto total com saúde.

Acesse o artigo ‘Gastos com planos de saúde das famílias brasileiras: estudo descritivo com dados das Pesquisas de Orçamentos Familiares 2002-2003 e 2008-2009’

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea