Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr
22/09/2015 12:49

Mapa das Organizações da Sociedade Civil será atualizado

Ações foram debatidas em 11 reuniões entre o Ipea, a Secretária-Geral da Presidência da República e diversos ministérios

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com a Secretária-Geral da Presidência da República (SG/PR), se reuniu com diversos ministérios para debater sobre a atualização das bases de dados do Mapa das Organizações da Sociedade Civil (Mapa das OSCs) – plataforma georreferenciada que apresenta dados relativos às organizações da sociedade civil (OSC) no Brasil. O objetivo dos encontros é criar séries históricas e ampliar o volume de informações já ofertadas para consulta do cidadão.

Com a gestão da plataforma feita pelo Ipea, o Mapa das OSCs é construído a partir do cruzamento de informações de 22 bases de dados decorrentes de 14 órgãos do governo federal. O intuito é gerar mais conhecimentos sobre o universo das organizações da sociedade civil no Brasil e fortalecer as relações de parceria entre esses atores sociais e o Estado. “O Mapa vai aumentar a transparência das execuções dos recursos por parte dessas organizações e os cidadãos poderão ter acesso, de forma detalhada, às características de cada OSC e a diversidade de ações que seja de seu interesse”, explicou Félix Lopez, técnico de planejamento e pesquisa do Ipea.

Fruto da pesquisa Organizações da Sociedade Civil e suas Parcerias com o Governo Federal, realizada pela SG/PR com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a versão beta do Mapa foi lançada no final de 2014. O Ipea mantém um convênio com a Receita Federal do Brasil (RFB) desde 2009 e deverá integrar no Mapa o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) - ações que foram tema de uma das reuniões realizadas na semana de 14 a 18 de setembro.

A estimativa é que, até abril de 2016, novos dados e funcionalidades estejam disponíveis para a população. A intenção é transformar a base de dados numa plataforma interativa, com atualizações automáticas das informações e dos indicadores. O usuário poderá, para além dos cruzamentos já existentes na ferramenta, cruzar os dados e exportar relatórios personalizados, criando indicadores próprios.

Para sugestões, dúvidas ou dificuldades, entre em contato pelo Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Fonte: Secretaria-Geral da Presidência da República

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea