Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr
30/09/2015 08:12

Publicação debate os determinantes da produtividade brasileira

Ipea e ABDI lançam o segundo volume do livro Produtividade no Brasil: desempenho e determinantes

O Ipea, em parceria com a Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), lançou o segundo volume do livro Produtividade no Brasil: desempenho e determinantes. O evento ocorreu na sede da ABDI, em Brasília, nesta terça-feira, 29/09. “Esta publicação é um grande esforço diante da constatação que a estrutura produtiva explica nosso desempenho na produtividade”, destacou Flávia de Holanda Schmidt, diretora de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação, Regulação e Infraestrutura do Ipea. Também participaram do evento os diretores executivos da ABDI, Maria Luisa Leal e Miguel Nery.

Com 37 autores e a participação do IBGE com a disponibilização de dados, a publicação identifica e analisa os determinantes da produtividade, como mão-de-obra, inovação, competição, estrutura da indústria, além das questões regionais. “Este livro aborda tanto a política de fomento para o aumento da produtividade quanto à política industrial no país”, enfatizou Maria Luisa. “Nos preocupamos em elaborar um diagnóstico da atual situação produtiva no país, sobretudo em relação ao baixo desempenho”, explicou Nery. Para o diretor, é necessário retomar as taxas de crescimento, com a modernização do parque industrial.

O lançamento ocorreu durante o seminário internacional Novos Parâmetros da Indústria para a Mudança Estrutural, organizado pela ABDI e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Acesse o volume 1 da publicação Produtividade no Brasil: desempenho e determinantes 

Acesse o volume 2 da publicação Produtividade no Brasil: desempenho e determinantes 

Acesse em formato EPUB aqui 

 

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea