Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr
05/11/2015 11:04

Ipea debateu na Anpocs sistema político e grupos de interesse

O diretor da Diest, Roberto Dutra, participou de um grupo de trabalho e de um colóquio durante o encontro, em Caxambu

Durante o 39º Encontro Anual da Anpocs, o diretor de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia do Ipea, Roberto Dutra, participou do grupo de trabalho sobre “Financiamento do Sistema Partidário e Eleitoral” e do colóquio sobre “Estudos Legislativos”. O Instituto tem atuado diretamente com pesquisas sobre os temas. O encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais ocorreu em Caxambu (MG), entre os dias 26 e 30 de outubro.

O projeto “Radiografia do Brasil Contemporâneo”, do Ipea, inclui, para o ano de 2016, a realização de um desdobramento dos estudos já realizados sobre o perfil e a forma de atuação dos grupos de interesse no Congresso. Também há pesquisas sobre o aumento do protagonismo do Congresso na produção legislativa do país, que se verifica há pelo menos uma década.

Na avaliação de Dutra, torna-se cada vez mais importante para o país conhecer quais grupos de interesse atuam no dia a dia do Parlamento e quais recursos e mecanismos estruturam as chances de acesso dos diferentes segmentos sociais em se fazer representar nessa arena do sistema político.

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea