Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr
05/08/2016 10:13

Ipea discute o desenvolvimento regional brasileiro

Oficina de trabalho ocorre nesta quinta e sexta-feira na sede do Ipea, em Brasília

Com o objetivo de realizar um debate de temas relevantes para a questão regional brasileira, o Ipea realizada a oficina de trabalho Elementos para uma Agenda de Estudos e Políticas para o Desenvolvimento Regional Brasileiro, nos dias 04 e 05 de agosto. Carlos Brandão, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e consultou contratado pelo Ipea, apresentará uma avaliação sobre as principais dinâmicas e transformações territoriais recentes, além da proposição de uma agenda de pesquisas a longo prazo.

A partir das formulações base que serão apresentadas por Brandão, o intuito é promover uma discussão sobre a temática, tanto com membros do governo quanto meio acadêmico, a fim de subsidiar a construção de uma agenda regional para um Plano Nacional de Desenvolvimento Estratégico.

No primeiro dia do evento, além da apresentação de Carlos Brandão, Aristides Monteiro, técnico de planejamento e pesquisa do Ipea, falará sobre o desenvolvimento das regiões brasileiras, com a proposição de políticas territoriais. Participam também Marília Steinberger, professora do departamento de Geografia da UnB, que discutirá o território e políticas públicas; e João Mendes Rocha Neto, da Secretaria de Governo da Presidência da República, que vai abordar o Plano Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).

Sobre inovação e meio ambiente, haverá a apresentação de Antonio Carlos Galvão, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, e José Otomar de Carvalho, consultor independente e especialista em Desenvolvimento Regional. O evento será das 14h às 18h, no auditório do 11º andar da sede do Ipea, em Brasília.

No segundo dia, 05/08, o debate será conduzido pelas coordenações temáticas do Ipea, das 9h às 12h, no auditório do 16º andar do Instituto. Federalismo, indicadores metropolitanos e agendas urbana e ambiental serão alguns do temas discutidos.

Confira a programação

 

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea