Twitter
Youtube
facebook
Google +
Google +

 

tips and trick
21/02/2017 14:25
topo relatorio_pesquisa

Relatório de Pesquisa

Construção da matriz origem destino de transporte inter-regional de cargas e passageiros para o plano nacional de logística integrada (relatório 6)
 

icon pdf Acesse o PDF      


Este relatório descreve os procedimentos para os tratamentos dos dados da pesquisa de campo, os quais foram realizados com objetivo de criar uma base que gerará a matriz origem/destino observada do transporte de passageiros no Brasil.

Inicialmente, para tratamento dos dados, apresenta-se a descrição das bases de dados de contagens manual e automática de veículos (Trafficcount e MetroCount), a base de entrevistas da pesquisa de campo rodoviária e as bases de ônibus e de transporte aeroviário. Adiante, será exposto o tratamento da estimação dos turnos faltantes na base rodoviária, ao qual são imputados valores estimados nos casos em que há falta de informação na contagem de veículos. Em seguida, apresenta-se o método de expansão das viagens para que se tenha uma representação significativa da população, visto que a pesquisa é amostral. Posteriormente, há uma explicação do balanceamento entre as quantidades de passageiros entre zonas e o tratamento das bases de dados de outros meios de transporte, em que se utilizam as bases de ônibus e de transporte aeroviário. Na parte final do relatório, apresenta-se o método de junção das bases para elaboração dos modelos de geração e atração de viagens no Brasil.

As etapas mencionadas no parágrafo anterior serão mais bem tratadas nos itens que seguem este relatório, que servirá como insumo do relatório seguinte, que apresenta a seleção e a demonstração dos modelos de regressão linear múltipla para estimação da geração e da atração de viagens.

 

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea