Missão: “Aprimorar as políticas públicas essenciais ao desenvolvimento brasileiro por meio da produção e disseminação de conhecimentos e da assessoria ao Estado nas suas decisões estratégicas”.
IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Twitter
Youtube
facebook
Google +

 

tips and trick
16/07/2014 11:59

Emprego no Turismo

Sistema de Informações Sobre o Mercado de Trabalho no Setor de Turismo

O Ipea desenvolve o Sistema Integrado de Informações sobre o Mercado de Trabalho no Setor Turismo – SIMT – a partir de pesquisa de campo e das principais fontes de dados sobre a mão de obra ocupada, produzidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (Relação Anual de Informações Sociais – RAIS) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio – PNAD).

O objetivo desse sistema é conhecer a mão de obra ocupada em atividades características do turismo, sua evolução mensal e anual; a formalidade das relações de trabalho; o perfil dessa mão de obra (escolaridade, tipo de ocupação, idade, gênero) e sua contribuição para a formação da renda nacional. Visa também a identificar o perfil dos estabelecimentos empregadores do setor turismo (tamanho, atividade, localização geográfica).

As informações contidas no SIMT são de interesse do governo, das empresas e profissionais do setor, de instituições de fomento ao desenvolvimento, de instituições de ensino e pesquisa e de organismos internacionais e constituem um indicador para avaliar o desempenho do setor turismo.

Essas informações permitem que o governo dimensione a importância socioeconômica do turismo, avalie o impacto do setor e da ação governamental sobre a geração de empregos e subsidia a formulação de políticas de melhoria das condições de trabalho e de criação de oportunidades para grupos específicos, como jovens e mulheres, por exemplo.

Para as empresas e profissionais do setor, as informações oferecem um panorama do mercado de trabalho, que pode contribuir para a definição de suas estratégias. Para as instituições de fomento ao desenvolvimento, são um instrumento útil para monitorar o comportamento da ocupação. No caso das instituições de ensino e pesquisa, os estudos e estatísticas contribuem para a compreensão de um setor com importância socioeconômica indiscutível. Por fim, para os organismos internacionais, as informações contidas no SIMT apoiam o processo de construção de indicadores confiáveis e passíveis de comparação internacional.

Parceria
A implementação do SIMT conta com o apoio financeiro do Ministério do Turismo. Também apoiam essa iniciativa a CODEPLAN – Companhia de Planejamento do Distrito Federal – e, mediante a disponibilização das fontes de dados necessárias para a elaboração das estimativas, o Ministério do Trabalho e Emprego e o IBGE.

Acesse o Extrator de Dados

Perguntas Frequentes

Estudos e Pesquisas

Estatísticas

Assista ao vídeo "Emprego e Renda no Turismo"

Contatos
Equipe Técnica
Margarida Hatem Pinto Coelho – (61) 2026.5179
Bárbara Lopes Franco – (61) 2026.5557
Reinaldo Soares de Camargo

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea