Missão: “Aprimorar as políticas públicas essenciais ao desenvolvimento brasileiro por meio da produção e disseminação de conhecimentos e da assessoria ao Estado nas suas decisões estratégicas”.
IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Twitter
Youtube
facebook
Google +

 

tips and trick
td-banner

TD 2302 - Bens e Serviços: condicionantes institucionais à execução do investimento em infraestrutura

Jean Marlo Pepino de Paula, Pedro Henrique Gonçalves, Aguinaldo Nogueira Maciente e Michele Tereza Marques Carvalho Rio de Janeiro, abril de 2017  

 

Este trabalho tem por objetivo discutir sobre a qualificação das empresas privadas na execução de obras públicas brasileiras. A partir de uma revisão da literatura e de dados internacionais, foram realizadas comparações entre os mercados de projetos e de infraestruturas de países europeus, dos Estados Unidos e do Brasil para avaliar a composição de custos e de mão de obra. Enquanto a baixa lucratividade no mercado europeu infere uma maior apropriação do valor agregado por fornecedores da cadeia de produção, a composição dos custos nos mercados americano e brasileiro são semelhantes – destacando-se um maior comprometimento do valor das obras com investimentos em capital neste último caso. Especificamente no mercado brasileiro, foram realizados estudos de caso comparando seis obras agrupadas segundo o cumprimento dos prazos de entrega. No empreendimento com menores registros de atrasos (casos do tipo A), percebe-se o envolvimento de empresas mais qualificadas, apresentando maiores proporções de engenheiros, técnicos e supervisores e de empregados com maior tempo de emprego no vínculo, com maior escolaridade, principalmente entre as empreiteiras, e com maiores remunerações.

Palavras-chave: projeto; infraestrutura; valor agregado; qualificação; construção.

 

 acesseAcesse o sumário executivo  acesseAcesse o documento (3 MB)

 

 

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea