Twitter
Youtube
facebook
Google +
Google +

 

tips and trick
17/05/2017 09:23

Livro sobre desenvolvimento regional será lançado em SP e PE

A publicação do Ipea analisa avanços e desafios na área entre os anos de 2000 e 2015

O livro Desenvolvimento Regional no Brasil – Políticas, estratégias e perspectivas contou com a contribuição de 17 autores, entre pesquisadores do Ipea e acadêmicos, para elaborar um estudo sobre as políticas de desenvolvimento regional de todo país. A análise compreende o período de 2000 a 2015 e aponta o impacto de políticas nacionais setoriais, sociais e de infraestrutura para o desenvolvimento de regiões e estados. O lançamento da publicação acontece em duas capitais: São Paulo, no dia 23 de maio, e Recife, nos dias 25 e 26.

Para Aristides Monteiro, coordenador de Estudos Regionais da Diretoria de Estudos Regionais, Urbanos e Ambientais do Ipea e organizador do livro, é preciso reorientar as estratégias das políticas e melhorar o monitoramento. “A questão é que, regra geral, elas têm muitos objetivos simultâneos que tender a concorrer entre si”, explica o coordenador. Ele cita como exemplo o caso de recursos de royalties de petróleo e da produção de gás natural no Rio de Janeiro e na Amazônia, respectivamente, que não estão dando os resultados esperados devido à aplicação pouco estratégica.

O coordenador também chama a atenção para o processo de desindustrialização. “Quando a atividade industrial arrefece, os recursos para a política regional tendem a decrescer. Desse modo, como ajudar as regiões de menor desenvolvimento com recursos mais restritos?”, questiona Monteiro. Nesse sentido, o coordenador defende a continuação de investimentos em infraestrutura e de desenvolvimento social, que têm resultado em avanços como a alta do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e do acesso ao ensino superior para as populações de renda mais baixa nas regiões. 

Por fim, Monteiro ressalta que é preciso analisar a capacidade dos governos estaduais de apoiar as políticas nacionais. “Caso contrário, as intenções do governo federal não encontram aderência nos estados e municípios e perdem efeito”, observa. O livro é resultado de 14 meses de colaboração entre o Ipea, institutos de planejamento dos estados e de universidades. Ele está dividido em seções que analisam desde o panorama de políticas nacionais até estudos de caso de cada região. O material pode ser acessado na íntegra através deste link.

Confira abaixo a programação de lançamento:

23 de maio
Local: durante o XVII Encontro da Associação Nacional de Planejamento Urbano e Regional. Hotel Jaraguá, Centro, São Paulo, SP.
Horário: 19h
Participantes: Aristides Monteiro, organizador do livro, e Carlos Brandão (IPPUR/UFRJ), autor do capítulo “Desenvolvimento Regional Brasileiro: Dilemas e perspectivas neste início de século XXI”.

25 de maio
Local: Auditório da Biblioteca Central da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Recife, PE.
Horário: 14h
Participantes: Aristides Monteiro Neto, organizador do livro, Valdeci Monteiro dos Santos, professor de Economia da Universidade Católica de Pernambuco e autor de um dos capítulos, e o professor Marcos Costa Lima, do Departamento de Ciência Política – UFPE, como debatedor.

26 de maio
Local: durante o XXIX Encontro de Entidades de Economistas do Nordeste, em seminário promovido pelo Conselho Regional de Economia (Corecon). Hotel Atlante Plaza. Recife, PE.
Horário: 14h
Participantes: organizador do livro, Aristides Monteiro Neto, e Ana Cláudia Arruda (Corecon-PE) e Lion Schuster (Corecon-SE) como debatedores.

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea