Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr
26/08/2010 15:06

Radar mostra investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento

Publicação também trata de nanotecnologia e compras federais de medicamentos de assistência farmacêutica

Foi apresentada na manhã desta quinta-feira, 26, em Brasília, a nona edição do boletim Radar: Tecnologia, Produção e Comércio Exterior.  A publicação traz três artigos, que tratam dos incentivos fiscais à pesquisa e desenvolvimento, das compras federais de medicamentos e da análise do setor de nanotecnologia no Brasil. 

O Radar, elaborado pela Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação, Regulação e Infraestrutura do Ipea , Diset, é publicado bimestralmente. Marcio Wohlers, diretor da Diset, e Luiz Cavalcante, técnico da diretoria e coordenador do boletim, abriram a apresentação.

“A inovação é uma necessidade das indústrias e dos países atualmente”. Com essa frase, o técnico Bruno Araújo iniciou a divulgação do artigo sobre os incentivos fiscais à pesquisa, desenvolvimento e inovação.  O técnico fez um comparativo dos programas de desenvolvimento tecnológico da Indústria e da Agricultura com a “Lei do Bem”, iniciada em 2005, e mostrou a evolução na abrangência das pesquisas no setor.

As compras de remédios pelo governo federal foram objeto da apresentação da pesquisadora Leila Posenato. Ela destacou os diferentes tipos de medicamentos que são comprados pelo governo e os custos deles ao longo dos anos de 2000 a 2007.  O comportamento dos gastos federais com assistência farmacêutica também foi abordado no artigo.

Por fim, os investimentos federais em nanotecnologia por meio dos fundos seto­riais no Brasil foram analisados por Samuel César Junior, técnico da Diset. “A gente acredita que deveria haver maior foco nos investimentos federais em determinados setores da nanotecnologia, muito pulverizados atualmente”, disse. Ele destacou, entre outros fatores, a estratégia de incentivo federal, por meio de editais, ao desenvolvimento nessa área. 

Leia a íntegra do Radar: Tecnologia, Produção e Comércio Exterior

Apresentações:

Fronteira tecnológica e escassez de recursos: uma análise da nanotecnologia no Brasil

Compras Federais de Medicamentos da Assistência Farmacêutica: Evidências Recentes

Incentivos Fiscais à P&D e o custo de inovar no Brasil

 

 

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea