Twitter
Youtube
facebook
Google +
Google +

 

tips and trick
01/12/2017 18:02

Investimentos avançam 1,6% no terceiro trimestre do ano


Primeira variação positiva do Indicador Ipea de FBCF desde 2013 foi puxada pelo resultado de máquinas e equipamentos

Após 15 trimestres de recuo, o Indicador Ipea mensal de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) voltou a se destacar positivamente entre os componentes do PIB (Produto Interno Bruto), com o crescimento de 1,6% no 3º trimestre de 2017. O indicador mede o nível de investimentos do país. Apesar dessa primeira variação positiva desde o 3º trimestre de 2013, os componentes do Indicador Ipea continuam mostrando desempenho heterogêneo: enquanto o consumo aparente de máquinas e equipamentos subiu 5%, a construção civil avançou apenas 0,9%.

Os dados do Indicador Ipea mensal de Formação Bruta de Capital Fixo divulgados nesta sexta-feira, 1º, foram ajustados com base no Sistema de Contas Nacionais Trimestrais (SCNT) do IBGE referente ao 3º trimestre de 2017. O trabalho é assinado pelo técnico de planejamento e pesquisa do Ipea Leonardo de Carvalho e pelo diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas do instituto, José Ronaldo de Castro Souza Jr.

Outra questão importante revelada pelo Indicador Ipea mensal de FBCF é o bom desempenho dos investimentos ao longo dos três meses do trimestre. O destaque positivo, novamente, ficou por conta do componente máquinas e equipamentos – que apresentou, em setembro, o sexto avanço seguido na comparação sem efeitos sazonais (2,9%).

Leia a análise completa no blog da Carta de Conjuntura

 

 

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea