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05/12/2017 16:36

Anatel publica estudo do Ipea sobre ampliação da banda larga no Brasil


Resultados de acordo de cooperação técnica com a agência, estudos apontam que a priorização do mercado potencial é o que gera maior retorno econômico

Já estão disponíveis no portal da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do Ipea os estudos sobre banda larga no Brasil resultados do Acordo de Cooperação Técnica entre a agência e o instituto. As pesquisas, realizadas entre 2016 e 2017, indicaram que a demanda reprimida por acesso à Internet no país pode chegar a 11,6 milhões de domicílios.

Segundo o estudo, no Brasil, há 39,1 milhões de domicílios com acesso à banda larga fixa ou 3G e 4G na telefonia móvel e, se o acesso a esses serviços de telecomunicações fosse universalizado, haveria a inclusão de mais 6 milhões de domicílios. O número pode ser ainda maior, com a entrada 11,6 milhões de residências, resultando em 50,7 milhões de domicílios no total, se com o aumento da rede houvesse redução nos preços cobrados aos usuários.

O objetivo do Acordo entre Anatel e Ipea é gerar dados que possam orientar a adoção de uma política de expansão da banda larga no Brasil. "Uma boa escolha de política pública deve ser aquela que contempla a priorização com base no mercado potencial, pois é aquela que gera o maior ganho econômico além de atender os diferentes seguimentos da população", informa o estudo.

De acordo com o texto do documento, na expansão da banda larga, a priorização do mercado potencial é o que gera maior retorno econômico, seguido pelo tamanho da população. Assim, por esses critérios, a população jovem e a de baixa renda seriam mais beneficiadas com a ampliação do acesso à Internet.

O estudo também informa que no país um domicílio urbano tem três vezes mais chances de ter acesso à Internet do que um domicílio rural. Para realização da pesquisa, foram utilizados dados do Censo 2010 e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2015, ambos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Fonte: Assessoria de Comunicação da Anatel

Confira os estudos:

Avaliando o Efeito dos Investimentos em Telecomunicações sobre o PIB

Dimensionamento do Mercado de Banda Larga no Brasil

Avaliação de Priorizações para Expansão da Rede de Acesso à Banda Larga nos Municípios Brasileiros

 

 

 
 

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