Twitter
Youtube
facebook
LinkedIn
Google +

 

14/12/2017 15:44

Morre Regis Bonelli, ex-diretor de pesquisa do Ipea


Aos 74 anos, o economista faleceu no Rio de Janeiro, deixando um importante legado para a pesquisa no país

Morreu nesta quarta-feira (13/12) o ex-diretor do Ipea Regis Bonelli, aos 74 anos. Doutor em economia pela Universidade da Califórnia – Berkeley (EUA) e engenheiro, Bonelli trabalhou no Ipea no período 1998 a 2007.  A cremação ocorrerá às 14h30 desta quinta-feira, 14 de dezembro, na capela 7 do Cemitério Memorial do Carmo, no Rio de Janeiro. O velório terá início às 9h.

Considerado um dos grandes protagonistas e intérpretes da economia brasileira, Bonelli iniciou a carreira integrando a equipe inaugural do Ipea, na época com o nome de Escritório de Pesquisa Econômica Aplicada (Epea), no prédio localizado na rua Visconde de Inhaúma, no centro do Rio de Janeiro. Uma das suas primeiras missões na criação do Instituto foi realizar um levantamento da indústria brasileira, estudo comandado por Arthur Candal e feito também por Pedro Malan, que era assistente recém-formado, assim como Bonelli.

O economista também foi editor-chefe da revista "Pesquisa e Planejamento Econômico", publicada pelo Ipea. As suas principais contribuições intelectuais estão relacionadas à "produtividade no trabalho", tema que conhecia profundamente. Na revista Desafios do Desenvolvimento, periódico de debates do Ipea, há vários artigos de autoria do pesquisador.

Desde 2008, ele exercia a função de diretor-geral do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e diretor do Instituto de Estudos de Política Econômica/Casa das Garças (IEPE/CdG). Anteriormente, ocupou cargos como diretor-executivo do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da FGV, além de consultor do Instituto de Estudos de Trabalho e Sociedade (IETS) e da Fundação Centro de Estudos de Comércio Exterior (Funcex). Acumulava ainda a função de sócio diretor da Ecostrat Consultores.

Bonelli atuou também como professor do Departamento de Economia da PUC-Rio e foi pesquisador visitante do Centro de Estudos Brasileiros da University of Oxford, Inglaterra. Foi ainda membro sênior do St. Antony’s College, da mesma universidade. No seu vasto currículo, podemos citar ainda seus trabalhos como membro do Conselho de Administração do BNDES e do Comitê Consultor de Economia do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq), além de presidente do Comitê Consultor de Economia da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

 

 

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea