Twitter
Youtube
facebook
Google +
Google +

 

15/12/2017 08:41

Livro lançado pelo Ipea avalia a política comercial brasileira


Organizadores da publicação defendem que o tema seja visto como política pública e debatido com a sociedade

Até que ponto a política comercial brasileira influenciou no fraco desempenho do país em termos de exportações mundiais? E na estagnação da produtividade? Em contexto reformas que indicarão os rumos da economia no futuro, o livro A Política Comercial Brasileira em Análise reforça a importância de se pensar em mecanismos novos que ampliem a integração do Brasil aos fluxos globais de comércio, de forma estruturada e refletida.

“A política comercial deve ser vista como política pública e precisa ser debatida amplamente com a sociedade”, defendem os organizadores da obra, Ivan Tiago Machado de Oliveira, coordenador de Estudos em Relações Econômicas Internacionais do Ipea, e Alexandre Messa, técnico de planejamento e pesquisa da Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação e Infraestrutura.

Dentre os temas abordados nos 11 capítulos, está a evolução recente da estrutura tarifária brasileira. A partir da comparação entre a organização tarifária nacional com a de outros países em desenvolvimento, os autores Marta Castilho e Pedro Miranda concluíram que a seletividade é um aspecto marcante da estrutura do país. Desse modo, tanto a tarifa nominal quanto a efetiva apresentam diferenças significativas entre setores e produtos.

A economia política da política comercial ganhou destaque na publicação. Renato Baumann e Alexandre Messa buscaram entender as decisões da política comercial externa brasileira entre 2005 e 2013. Os autores identificaram uma grande influência do lobby de empresas sobre as decisões do governo.

Ivan Oliveira, por sua vez, analisou os determinantes estruturais da política comercial brasileira no cenário da crise econômico-financeira mundial de 2008. Ele destacou o impacto da crise internacional sobre a agenda de prioridades e os mecanismos comerciais de proteção em uso no Brasil no imediato pós-crise, buscando examinar continuidades e mudanças na política comercial externa brasileira.

Um dos objetivos da publicação é prover subsídios ao debate sobre a política comercial brasileira, bem como incentivar as futuras investigações.

Acesse a publicação na íntegra.

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea