Twitter
Youtube
facebook
LinkedIn
Google +

 

16/02/2018 10:13

Assista ao seminário sobre o ODS 6: gestão sustentável da água e saneamento
O evento discutiu maneiras sustentáveis de melhorar a gestão dos recursos hídricos e saneamento

 

Realizado no dia 1° de fevereiro, o seminário Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e os Desafios para a Gestão da Água e do Saneamento no Brasil trouxe atores importantes relacionadas à implementação do ODS 6, da Agenda 2030 das Nações Unidas.

Os palestrantes abordaram a melhor maneira de alcançar a gestão sustentável dos recursos hídricos e saneamento, bem como relataram experiências de sucesso na gestão da água.

Por se tratar de um tema amplo, o seminário foi dividido em quatro painéis de debate: acesso à água potável e ao esgotamento sanitário; qualidade da água, proteção e restauração de ecossistemas; eficiência do uso da água; gestão integrada de recursos hídricos e participação da sociedade.

Na mesa de abertura, o presidente do Ipea, Ernesto Lozardo, relembrou o compromisso do instituto em promover uma sociedade sustentável por meio de pesquisas que norteiam políticas públicas federais. Ademais, o presidente ressaltou a importância da corresponsabilidade. “Ou a sociedade se olha e se respeita para acertar crises internacionais e desequilíbrios globais, ou sobrará pouco espaço para um desenvolvimento sustentável”, alertou.

Também participaram da abertura o coordenador-residente do Sistema Nações Unidas no Brasil, representante-residente do Pnud e diretor Interino do IPC-IG, Niky Fabiancic; o diretor de geociências do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Wadih Neto; o diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), Ney Maranhão; e o secretário nacional de articulação social da Secretaria de Governo da Presidência da República, Henrique Ferreira.

Confira o seminário na íntegra:

Painel 1 - Acesso à água potável e ao esgotamento sanitário   Painel 2 - Qualidade da água, proteção e restauração de ecossistemas
 
     
Painel 3 - Eficiência do uso da água   Painel 4 - Gestão integrada de recursos hídricos e participação da sociedade
 

 

Saiba mais sobre o projeto “Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 – Água e Saneamento: estudos e proposição de medidas para implementação e monitoramento”

 

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea