Twitter
Youtube
facebook
Google +
Google +

 

01/03/2018 12:14

Conheça a Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais
O responsável pela área, Ivan Oliveira, apresenta as realizações da Dinte e as perspectivas para 2018

 

Já conhece a Dinte? A Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais pesquisa questões pertinentes às áreas de acompanhamento e análise conjuntural dos fluxos de comércio e de capitais internacionais, à lógica de operação das corporações transnacionais, à dinâmica das cadeias produtivas globais, às instituições multilaterais, à integração regional, à cooperação para o desenvolvimento socioeconômico, à segurança energética e territorial, à condução da política externa, bem como ao acompanhamento dos acordos de cooperação e intercâmbio com órgãos e entidades públicas ou privadas internacionais de planejamento e pesquisa.

"Um dos principais temas de pesquisa se refere à agenda de política e comércio internacional de investimentos", frisou o diretor Ivan Oliveira. Só em 2017, a Dinte publicou cinco livros, dentre eles estão Cadeias globais de valor, políticas públicas e desenvolvimento, bem como Refúgio no Brasil: caracterização dos perfis sociodemográficos dos refugiados, este realizado pela Coordenação de Estudos em Cooperação Internacional da diretoria.

Para o futuro, Oliveira garante que haverá três projetos que buscam provocar o debate público sobre comércio exterior e investimentos. "Queremos criar um indicador de assistência setorial que leve em conta o custo da proteção tarifária brasileira, por exemplo", adiantou.

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea