Twitter
Youtube
facebook
Google +
Google +

 

13/04/2018 09:14

Ipea lança o projeto de desenvolvimento nacional Desafios da Nação

O projeto, que resultou em um livro, consiste em proposições que ajudam a pensar o país a longo prazo e promover a elevação da produtividade

 

Como tornar o Brasil um país mais produtivo e, assim, alcançar o desenvolvimento? A resposta está presente no projeto Desafios da Nação, que reúne diversas propostas para promover o desenvolvimento sustentável do país. “A publicação traz uma série de eixos que orientam a sociedade a fim de torná-la mais competitiva, mais inserida na economia global, de modo a reduzir as desigualdades de renda. Este projeto coloca o Brasil no rumo dos países desenvolvidos”, comentou o presidente do Ipea, Ernesto Lozardo.

De acordo com o secretário-executivo adjunto do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Walter Baere, é fundamental ter um programa transversal para os próximos anos, visto que é uma necessidade urgente pensar o país a longo prazo e de forma estratégica. “Com este projeto, nós estamos criando a cultura e todo o arcabouço instrumental necessário para que o país pense na sua realidade, nos seus desafios e apresente soluções futuras”, declarou.

“Precisamos produzir mais e melhor, mas como chegar lá?”, questionou o diretor-adjunto de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação e Infraestrutura do Ipea, Bruno César Araújo. Segundo ele, produtividade é um indicador de resultado, mas por trás há uma série de desafios. E são estes desafios o escopo da publicação, que indica como superá-los. Por fim, o presidente do Ipea garante: “o Brasil pode dobrar a renda per capita se seguir as nossas recomendações presentes no projeto Desafios da Nação”.

Confira a publicação Desafios da Nação

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea