Twitter
Youtube
facebook
Google +
Google +

 

12/04/2018 17:38

Ipea lança projeto Desafios da Nação, que busca acelerar o desenvolvimento sustentável do país
Assista à íntegra do lançamento, em que foram apresentadas proposições para o Brasil a partir do aumento da produtividade

 

Quais devem ser as medidas para o Brasil alcançar o desenvolvimento sustentável, dobrando a renda per capita da população, com equilíbrio fiscal das contas e com eficiência dos gastos públicos? O projeto Desafios da Nação, lançado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) no dia 11 de abril, em Brasília, apresenta propostas, baseadas no eixo da produtividade, para orientar o desenvolvimento brasileiro.

"A grande condição para um país participar e desfrutar da globalização é através da produtividade dos fatores de produção. Nesse tocante, ela cresce a 0,5% ao ano a nível nacional. O objetivo do Desafios da Nação é triplicar essa oportunidade para 1,5% em uma geração", comentou Ernesto Lozardo, presidente do Ipea, durante o lançamento.

O projeto difere de outros já propostos para o país, uma vez que traz um plano de ação que muda o eixo de desenvolvimento. Além disso, está vinculado a uma agenda internacional, a dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que perpassam todos os capítulos da publicação. Os conceitos presentes no Desafios da Nação irão subsidiar a elaboração do Plano Plurianual (PPA) e ao Ipea caberá monitorar e analisar o processo de implementação das medidas, assim como propor novos conteúdos.

Saiba mais: Projeto Desafios da Nação reúne propostas para o crescimento sustentado do país

Confira o livro Desafios da Nação

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea