Twitter
Youtube
facebook
LinkedIn
Google +

 

20/06/2018 17:00

Conselho de Think Tanks dos Brics adota agenda de trabalho proposta pelo Ipea


Delegação do Brasil que participou do último encontro do grupo, na África do Sul, foi liderada por diretor do instituto

O 10º Fórum Acadêmico dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) ocorreu em Joanesburgo, de 28 a 31 de maio. No primeiro dia do encontro, foi realizada também a reunião do Conselho de Think Tanks dos Brics (BTTC). Uma proposta de agenda de trabalho do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), representante brasileiro no grupo, obteve a aprovação dos centros de pesquisa dos demais países e será implementada até o próximo encontro do BTTC, em junho de 2019, no Brasil.

A agenda se baseia na atuação de cinco grupos de trabalho, que devem cooperar em temas específicos. São eles: comércio e investimento; operações de manutenção da paz; energia; ciência, tecnologia e inovação; e cooperação para o conhecimento mútuo. Cada grupo será presidido por um país e terá integrantes de todos os cinco países do Brics.

"Os grupos terão até a próxima reunião do BTTC e do Fórum para entregar estudos empíricos voltados a políticas que ajudem os representantes do Brics a inovarem, em termos concretos, na agenda de cooperação", explicou o diretor de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais do Ipea (Dinte), Ivan Oliveira, que liderou a delegação brasileira no Fórum Acadêmico.

O Fórum anual, que precede a Cúpula dos Brics no país anfitrião, contou com especialistas e professores de comunidades acadêmicas dos países-membros para discutir o tema Envisioning Inclusive Development Through a Socially Responsive Economy.

 

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea