Twitter
Youtube
facebook
LinkedIn
Google +

 

12/12/2018 09:00

Ipea e Cepal apresentam relatório do programa Brasil Mais Produtivo


Documento lançado nesta quarta-feira, 12, aponta indicadores e resultados de impacto do programa que visa elevar a produtividade da indústria nacional

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) apresentaram nesta quarta-feira, dia 12, o projeto de avaliação do programa Brasil Mais Produtivo (B+P). Esse programa é uma iniciativa do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) que objetiva elevar a produtividade de processos produtivos da indústria nacional, com a promoção de melhorias rápidas, de baixo custo e alto impacto. O evento, que contou com a participação de representantes de governo, organismos internacionais e setor privado, ocorreu na sede do Ministério do Esporte, em Brasília.

O documento lançado nesta quarta-feira – em português, espanhol e inglês – contextualiza os desafios da indústria, da política industrial e das pequenas empresas do Brasil, além de apresentar indicadores, resultados de impacto e desempenho do programa. Por exemplo, o relatório indica a porcentagem de aumento médio da produtividade das empresas atendidas, redução média do movimento do trabalho, redução média do retrabalho, tempo de retorno do investimento (em meses) e retorno sobre o investimento.

Segundo o presidente do Ipea, Ernesto Lozardo, o B+P vale-se da capilaridade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em sua estratégia de implementação. “Além disso, conta com o apoio financeiro dessas instituições e de outras, como a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), no seu financiamento, criando uma verdadeira rede de cooperação de política pública”, lembra.

Acesse o relatório “Avaliação de Desempenho do Brasil Mais Produtivo”

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea