Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr
18/03/2019 10:00

Indicador Ipea de Investimentos registra alta após dois meses em queda

O resultado apurado em janeiro foi influenciado pela importação de plataformas de petróleo

Os investimentos da indústria avançaram 1,3% em janeiro deste ano, na comparação com dezembro de 2018, na série com ajuste sazonal. É o que mostra o Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), divulgado nesta segunda, 18, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O resultado interrompeu dois meses de queda, quando os investimentos acumularam recuo de 3,3%. Na comparação com o mesmo mês de 2018, o Indicador apresentou evolução de 5,8% e, no acumulado de 12 meses, de 4,3%.

O resultado positivo do início do ano foi bastante influenciado pelas operações de comércio exterior envolvendo as plataformas de petróleo. Caso essas transações fossem excluídas do cálculo, os investimentos teriam recuado 2,2% em janeiro de 2019 e 1,5% na comparação com o mesmo mês de 2018. O pesquisador do Grupo de Conjuntura do Ipea e autor da análise, Leonardo Mello de Carvalho, explica que a mudança no regime aduaneiro Repetro pode ter impactado os dados apurados.

A Formação Bruta de Capital Fixo é composta por três componentes: máquinas e equipamentos; construção civil; e outros. O resultado positivo em janeiro foi verificado no primeiro, que registra o consumo aparente de máquinas e equipamentos (Came) e apresentou crescimento de 5,5%.

Já a construção civil continua apresentando um fraco desempenho desde 2018. O setor fechou janeiro deste ano, na comparação com dezembro do ano passado, estagnado em 0,0%; o trimestre móvel em queda de 0,8%; e, no acumulado de 12 meses, recuo de 3,3%.

Acesse a íntegra do Indicador.

Assessoria de Imprensa e Comunicação
21 3515-8578
61 2026-5114
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea