Twitter
Youtube
facebook
LinkedIn
Slideshare

 

29/03/2019 10:34

Cooperação em energia entre os Brics foi tema de workshop no Ipea


Diretoria internacional realizará seis oficinas temáticas neste ano, antes do Fórum Acadêmico dos Brics, em setembro

O Ipea recebeu na última quinta-feira, 28/03, representantes do Departamento de Energia do Ministério das Relações Exteriores, da Coordenação Geral dos Brics e da Assessoria Internacional do Ministério de Minas e Energia (MME) para um workshop sobre cooperação em energia entre Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O encontro foi o primeiro de uma série de seis eventos temáticos sobre a cooperação entre os Brics a serem realizados no Ipea, por meio da Diretoria de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais (Dinte).

A oficina teve como um dos eixos o texto Política Energética nos Brics: Desafios da Transição Energética, elaborado pelo consultor da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), em projeto de parceria com o Ipea sobre a agenda dos Brics, Luciano Losekann.

Segundo seu estudo, um dos desafios é tornar coerente a transformação dos sistemas energéticos nesses países com o desenvolvimento social e econômico. "Desafios como o da eficiência e universalização do acesso a fontes energéticas modernas, seguras e limpas são objetivos com os quais a agenda da transição é convergente", aponta o autor no texto.

Em setembro de 2019, o Ipea sediará o 11º Fórum Acadêmico dos Brics. O objetivo da Dinte é que as análises realizadas durante os eventos temáticos sejam estruturadas e sirvam como suporte para discussões no Fórum.

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea