Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr
24/05/2019 18:20

Ipea participa de ato pelo fortalecimento das relações entre os países do BRICS


Evento realizado no Congresso Nacional reuniu parlamentares, embaixadores, pesquisadores e representantes do governo federal

Um ato conjunto pelo fortalecimento das relações entre os países do BRICS reuniu, na última quarta-feira, 22, no Congresso Nacional, embaixadores, representantes do governo federal, pesquisadores e parlamentares que tratam sobre legislação e cooperação entre os países do BRICS. O Brasil ocupa a presidência rotativa do grupo que reúne também Rússia, Índia, China e África do Sul, e sediará a Cúpula dos BRICS em novembro, em Brasília.

O presidente do Ipea, Carlos von Doellinger, destacou o foco de trabalho do Instituto na agenda do grupo. Segundo ele, são cinco temas que refletem as áreas de cooperação prioritárias da presidência brasileira do grupo: energia; ciência, tecnologia e inovação; comércio e investimentos; combate a ilícitos transnacionais; e financiamento ao desenvolvimento, em particular o papel do banco do BRICS, chamado Novo Banco de Desenvolvimento. "Colocamos o Ipea à disposição do Congresso Nacional para qualificar esse debate público em torno do BRICS e aprofundar a cooperação entre os cinco países", afirmou.

A Cúpula do BRICS é tradicionalmente precedida do Fórum Acadêmico do BRICS, que reúne os principais think tanks da área. Durante a presidência brasileira do grupo, o Ipea é o responsável pela promoção do Fórum, que este ano será realizado em Brasília, de 11 a 12 de setembro. Esse Fórum tem como objetivo aprofundar a colaboração em termos de pesquisas de interesse mútuo, estabelecer redes entre comunidades acadêmicas dos cinco países e fornecer aos líderes dos BRICS resultados de pesquisas empíricas.

Como preparação para o encontro de setembro, o Ipea vem promovendo workshops mensais sobre os diferentes temas da agenda comum. O próximo acontecerá na quinta-feira que vem, 30/05, sobre Agenda de Integração Comercial do BRICS, na sede do Ipea, em Brasília.

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea