Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr

09/07/2019 08:35

Relatório de Pesquisa

Projeto Agiliza: pesquisa sobre a etapa “burocracia” – relatório da análise dos dados da pesquisa
 

icon pdf Acesse o PDF      

O projeto Agiliza busca acelerar o tempo de atendimento dos serviços públicos federais, por meio de medidas de desburocratização, simplificação e automação de processos. A partir da identificação de gargalos e priorização de intervenções, propõem-se planos de melhoria, incluindo iniciativas de mapeamento e redesenho de processos, acompanhamento e desenvolvimento de soluções tecnológicas.

A pesquisa aqui relatada tem como objetivo contribuir para o alcance dos objetivos do projeto Agiliza. A referida pesquisa em sua etapa burocracia pretendeu viabilizar a identificação de gargalos e a priorização de intervenções, a partir da percepção dos servidores públicos federais sobre processos nos quais são usuários ou atores centrais. Foram investigados 26 processos organizados em oito macroprocessos.

Este relatório foi estruturado em sete seções assim apresentadas: introdução, contendo informações sobre a concepção e os objetivos da pesquisa; descrição do processo metodológico; discussão sobre percepção quanto ao ranking de macroprocessos a serem aprimorados; visão geral com comparação entre percepções sobre os processos pesquisados; análise individual dos processos pesquisados; apresentação do perfil dos respondentes e recomendações para plano de ação; e, por fim, a indicação de pesquisas adicionais.

 

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea