Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr
topo td_antigos

TD 0972 - Os Determinantes dos Investimentos em Capital Fixo no Sistema Hospitalar Brasileiro: Um Guia Metodológico Integrado com Bases de Dados e Fontes de Informações.

Alexandre Marinho, Arlinda Barbosa Moreno, Carlos Dimas Martins Ribeiro, Carlos Maurício Guimarães Barreto e Luciana Tricai Cavalini / Rio de Janeiro, agosto 2003

Este trabalho é um dos resultados do projeto Avaliação da Dinâmica dos Investimentos e da Formação de Capital Fixo no Sistema Hospitalar Brasileiro,executado sob os auspícios do Rede-Ipea. Neste texto, pretende-se oferecer aos gestores, avaliadores e demais interessados no setor saúde brasileiro um inventário das variáveis determinantes dos investimentos em capital fixo em nosso sistema hospitalar. A formação de capital fixo hospitalar envolve vários vetores de determinação. Um primeiro vetor é o epidemiológico e demográfico. Um segundo vetor de determinação é o marco regulatório do setor saúde, onde a legislação descrita explicita a sua correlação com a formação de capital fixo no sistema. Outro vetor é o econômico e financeiro intra-setorial, através do qual podemos analisar determinantes decorrentes da situação microeconômica setorial e da macroeconomia e das finanças públicas nacionais. O conjunto formado pelo vetor político, em conjunto com indicadores extra-setoriais, configura um quarto vetor.

 

acesseAcesse o documento (178.41 Kb)           

 

Surplus Labor and Industrialization

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea