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TD 1182 - Comércio Externo da China: Efeitos Sobre as Exportações Brasileiras

João Bosco Mesquita Machado e Galeno Tinoco Ferraz / Brasília, maio de 2006

O trabalho apresenta um panorama das características e tendências do comércio bilateral entre Brasil e China em período recente. Examina as vendas externas do Brasil destinadas à China entre 1996 e 2002, com o intuito de estimar o valor dos ganhos e das perdas de competitividade obtidos pelas exportações brasileiras no mercado importador chinês. Esses ganhos e perdas são discriminados de acordo com uma série de atributos, tais como classe de produtos, setores produtivos, intensidade tecnológica,dinamismo das importações chinesas e países competidores do Brasil no mercado chinês. Ademais, são identificadas oportunidades perdidas, ou não exploradas, no mercado importador chinês, relativas aos produtos que o Brasil, mesmo detendo vantagens comparativas no mercado internacional, não exportou para a China no biênio 2001-2002, ou em relação aos quais perdeu competitividade no mercado chinês entre os biênios 1996-1997 e 2001-2002. Finalmente, o estudo avalia o impacto da concorrência chinesa sobre as exportações brasileiras dirigidas aos Estados Unidos da América (EUA), União Européia (UE), Argentina e Japão, além de outros seis países asiáticos (Coréia do Sul, Hong Kong, Malásia, Indonésia, Filipinas e Cingapura), reunido sem um bloco denominado Ásia-Pacífico.

The main purpose of this paper is to provide overviews of trends and main features in the bilateral trade between Brazil and China in recent years. An in-depth look at Brazil’s external sales to China between 1996 and 2002 is presented, in order to permit an estimate of the amount of gains and loses in competitiveness experienced by Brazil’s exports to the Chinese market during this period. These gains and loses are analyzed under many different aspects, such as product categories, productive sectors, technology intensity, dynamism of China’s imports and the performance of rival countries regarding Brazil’s exports to the Chinese market. Lost or non-sized opportunities by Brazil in terms of Chinese imports are also identified, specially in relation to those goods which, in spite of the fact that Brazil possessed comparative advantages in the international market, were either not exported to China during 2001-2002, or had their competitiveness diminished in the Chinese market between 1996-1997 and 2001-2002.Finally, this paper analyses the impact of Chinese competition over Brazil’s exports directed to the United States, the European Union, Argentina and Japan, as well as other six Asian countries ? South Korea, Hong Kong, Malaysia, Indonesia, the Philippines and Singapore, herein collectively referred to as the Asia-Pacific block.

 

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