Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr
28/10/2010 14:26

Radar sobre telecomunicações foi apresentado pelo Ipea

Décima edição do boletim, que passou por uma reformulação, traz ajustes na formatação dos artigos

O Ipea lançou, na manhã dessa quinta-feira, 28, 10ª edição do boletim Radar: Tecnologia, Inovação e Comércio Exterior. A edição especial sobre telecomunicações foi apresentada pelo diretor de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação, Regulação e Infraestrutura, Marcio Wohlers, pelo Coordenador do Boletim, Luiz Ricardo Calvacanti, e pelos autores dos artigos.

O boletim traz estudos que ainda estão em andamento. São cerca de 15 estudos e essa edição apresenta os cinco primeiros textos. “A 10ª edição é um prazer, seja intelectual, seja de efetividade da Diretoria”, afirmou o diretor de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação, Regulação e Infraestrutura, Marcio Wohlers. Os estudos tratam de ciência e tecnologia, mercado empresarial, capacitações científicas e políticas públicas.

Fernanda de Negri foi a primeira a apresentar seu estudo. O texto tratou das patentes registradas pelas maiores empresas do setor para verificar as tendências tecnológicas recentes das telecomunicações. Em seguida, Paulo Meyer explicou que o Brasil tem um intervalo relativamente grande em relação aos países que têm números elevados de publicações científicas. Mesmo assim, segundo ele, o país possui relevância na evolução da produção científica em telecomunicações. O estudo também identificou os países com os quais os pesquisadores brasileiros mais interagem.

O terceiro autor a explicar seu estudo foi Luis Claudio Kubota, que falou sobre a parte empresarial das telecomunicações, comparando as escalas de operação e de gastos em P&D das firmas estrangeiras e nacionais. Políticas públicas e o uso do poder de compra ao setor de telecomunicações foram os assuntos do artigo de Rodrigo Abdalla. Lucas Vasconcelos finalizou com os indicadores do comércio exterior de equipamentos de equipamentos de telecomunicações.

“O Radar, a esta altura, é uma publicação que já se consolida e cristaliza como um veículo de divulgação das pesquisas que nós fazemos em caráter preliminar, mas também de aprimoramento dessas pesquisas. Da mesma forma, o diálogo aberto com o público externo também traz a possibilidade de um maior aprimoramento dos trabalhos e consolida, portanto o nosso papel dentro do Ipea, de contribuir para a formulação de políticas públicas”, concluiu o coordenador do boletim Luiz Ricardo Cavalcante.

Leia a íntegra do Radar: Tecnologia, Produção e Comércio Exterior

Veja os gráficos apresentados sobre Tendências Tecnológicas e Competências Brasileiras

Veja os gráficos apresentados sobre Comércio Exterior de Equipamentos de Telecomunicações

Veja os gráficos apresentados sobre As Diferenças de Escala no Mercado de Equipamentos de Telecomunicações

Veja os gráficos apresentados sobre Capacitações Científicas do Brasil em Telecomunicações

Veja os gráficos apresentados sobre Análise da Demanda Pública por Equipamentos de Telecomunicações 

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea