Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr
06/07/2009 00:00

Ipea lança boletim Radar na Fiesp

Publicação analisa a participação das commodities na pauta de exportação brasileira e a retomada do emprego

A Diretoria de Estudos Setoriais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou nesta segunda-feira, dia 6, às 14h30, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, a segunda edição do boletim Radar: Tecnologia, Produção e Comércio Exterior.

Com análises bimestrais de produção, tecnologia e comércio exterior, a segunda edição do Radar enfoca a crise e o padrão de especialização comercial brasileiro, destacando a relação das commodities na pauta de exportação brasileira, com os seguintes enfoques:

Participação percentual dos diferentes grupos de produtos, segundo intensidade tecnológica, na pauta de exportações brasileira (2004 a 2008); variação dos índices de preços e quantum das exportações, segundo intensidade tecnológica (2008); evolução dos índices de preços de exportação para grupos de produtos selecionados (commodities, baixa intensidade tecnológica e outros produtos) em 2008; variação dos índices de quantum das exportações, segundo intensidade tecnológica, nos últimos trimestres de 2008 e 2007 (em relação ao terceiro trimestre); e participação dos diferentes grupos de produtos na pauta de exportações brasileira: primeiros quadrimestres entre 2000 e 2009.

O Radar também traz uma análise sobre o mercado de trabalho brasileiro, sob o ponto de vista do aumento no emprego formal para trabalhadores celetistas, após um período de queda brusca no nível de empregados. Entre os enfoques estão: número de empregos criados nos últimos 12 meses; e o número de empregos criados por grau de instrução.

O terceiro artigo do Radar analisa a economia brasileira e seu preparo para o pós-crise, sob um ambiente competitivo no mercado internacional mais acirrado do que no período anterior à crise.

A publicação Radar foi apresentada à imprensa pelo diretor de Estudos Setoriais (Diset) do Ipea, Marcio Wohlers, e a diretora-adjunta e coordenadora de política industrial da Diset, Fernanda De Negri.

Leia a segunda edição do Radar

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea