Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr
13/04/2011 10:02

Estudo do Ipea avalia os aeroportos brasileiros

A Nota Técnica será divulgada nesta quinta-feira, dia 14, em Brasília
 
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulga nesta quinta-feira, 14 de abril, às 10h, a Nota Técnica Aeroportos no Brasil: investimentos recentes, perspectivas e preocupações, na sede do Instituto em Brasília (Setor Bancário Sul, Quadra 1, Edifício BNDES/Ipea, auditório do subsolo).
 
Dado o atual cenário de crescimento da economia brasileira e os dois grandes eventos que ocorrerão nesta década, Copa do Mundo e Olimpíadas, a pesquisa foi realizada a fim de se analisar o setor de transporte aéreo no país e identificar os gargalos que impedem o crescimento sustentável do Brasil.
 
O estudo apresenta o atual cenário de utilização dos aeroportos brasileiros. Para isso, foram comparadas a atual capacidade e o volume de passageiros nos terminais, a partir de dados da Infraero. Verificou-se também a viabilidade dos prazos previstos para a conclusão das obras planejadas pela Infraero para a Copa de 2014. A Nota avaliou ainda se o aumento da capacidade dos terminais para 2014, previsto no plano de investimentos da Infraero, será suficiente para atender à demanda estimada para 2014.
 
A pesquisa apresenta e analisa também os valores atualizados dos investimentos federais no setor aéreo entre 2003 e 2010, incluindo dados do orçamento fiscal e de investimentos das estatais (Infraero); além de avaliar o plano de investimentos futuros da Infraero.

Leia a íntegra da Nota Técnica Aeroportos no Brasil

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea