Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr
09/05/2011 11:30

Ipea lança a 13° edição do boletim Radar


Artigos presentes na publicação abordam exportações, educação on-line, inovação e lei de defesa da concorrência

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apresentou nesta terça-feira, dia 10, às 10h, a décima terceira edição do boletim Radar:Tecnologia,Produção e Comércio Exterior. Produzida pela Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais, de Inovação, Regulação e Infraestrutura (Diset), a publicação traz quatro artigos e foi divulgada na sede do Instituto, em Brasília (SBS, Quadra 1, Bloco J, Edifício Ipea/BNDES, auditório do subsolo).

No primeiro artigo, o tema abordado é a pauta brasileira de exportações e o ciclo atual de valorização das commodities. O segundo trabalho, intitulado Um perfil do uso da educação on-line no Brasil, discute questões relacionadas ao uso da banda larga, ou seja, serviços, aplicativos e conteúdo. Com base em dados das pesquisas sobre uso das TICs no Brasil conduzidas pelo Comitê Gestor de Internet (CGI), os autores analisam os fatores que explicam a participação ou não em cursos on-line.

Em seguida, o terceiro artigo debate os paradoxos das políticas de inovação no Brasil, que carecem de uma estrutura institucional adequada à sua implementação. Por fim, o último trabalho analisa os principais pontos incorporados à proposta de aperfeiçoamento da legislação brasileira de defesa da concorrência no Senado Federal e sistematiza argumentos contrários a algumas das emendas apresentadas aos projetos de lei que tratam do tema.

Leia a íntegra da 13° edição do Radar

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea